segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Por essas e outras, ainda sou fã do papel e lápis.

Cinco + Cinco são dez, não preciso de ajuda alguma para resolver. Agora, para calcular ( 324/2 +2.10³) - 543/67 é preciso no mínimo um pouco de paciência, ou a ajuda de uma calculadora.
Ai está o dilema... usar um tempo que, na teoria, é precioso, ou deixar que um simples computador resolva para facilitar tudo?
Sabe, as vezes (na verdade sempre) é muito mais fácil entregar essa tão impossível missão nas mãos da pequena maquininha do que usar de seus próprios neurônios pra poder tentar resolver alguma coisa.
Mas como sempre, tudo tem seu outro lado.
Quando usamos a pequena máquina, apenas treinamos nossos dedos a digitar naqueles tão despadronizados micro teclados. Já quando usamos nossa mente pra tentar resolver alguma coisa, vamos além daquela simples mensagem de "MEXER DEDOS" e passamos a usufruir daquilo que chamamos de inteligência.

E é sempre bom lembrar que, se ninguém souber como se calcula, num futuro próximo ninguém poderá corrigir a pequena maquininha, então estaremos todos condicionados ao resultado que o computador nos der.

No dia a dia nada é diferente. Quando nos deparamos com algum conflito simples, um probleminha qualquer, sempre conseguimos passar numa boa, com nossa experiência.
O problema é quando a magnetude da situação é maior. Nesse caso temos duas saídas. Desistir (que é sempre o caminho mais fácil) ou tentar crescer errando.

Toda pessoa SEMPRE fala, mas ninguém nunca pratica. ERRAR É HUMANO e ponto final. Quandoo erramos, crescemos, e fazems com que essas situações tão problemáticas, tão assustadoras, acabem caindo na simples tarefa, como o cinco mais cinco... e nós estaremos condicionados a aceitar que, nessas situações, a melhor saída é sempre chegar ao grande e belo Dez.

Guilherme Assunção de Freitas

2 comentários:

  1. Pedir ajuda, ou tentar crescer errando... Pois é, sabedoria se passa adiante, mas experiência, não, então para crescer, temos que vivenciar, mas sem esquecer de... pedir ajuda! Acho que um não exclui o outro!
    Parabéns pelo blog! Abraço!
    Isa

    ResponderExcluir
  2. é isa... eu pensei exatamente nisso também, até foi bom vc me lembrar que vou acrescentear ao post. É sempre bom errar, mas logo após é sempre bom se pedir ajuda para poder aprender.... obrigado pelo elogio ^^

    ResponderExcluir